Qual a diferença entre B2B e B2C?

O que é B2B na prática?

Qual a diferença entre B2B e B2C?

Quais são as principais vantagens? 


B2B é uma abreviação da expressão em inglês business-to-business, que em tradução livre significa algo como "de empresa para empresa".

Mas afinal o que é B2B na prática?


São duas empresas que fazem negócios como cliente e fornecedor. Tal negócio pode ser produto ou serviço. Por exemplo:

  • um grafica de embalagens pode vender para as indústrias;
  • atacadista vende para lojistas do varejo;
  • um escritório de contabilidade pode vender os seus serviços para empresas que queiram que suas finanças sejam administradas por fora.

No B2B não existe um ponto de venda, e sim, relacionamento e valor agregado.

Uma outra característica é que as vendas são complexas, pois necessitam de processos mais elaborados, já que geralmente o produto é mais difícil de compreensão e o seu preço é mais alto. Além disso, numa relação de empresa para empresa, há muitos tomadores de decisão, o que influencia em um processo de venda mais longo.

A diferença entre B2B e B2C

Às vezes há confusão sobre o que é B2B e o que é B2C. Ambos são modelos de negócios, mas bem distintos um do outro. Cada um requer diferentes habilidades, processos e disciplinas.

Ciente sobre o que é B2B, vamos esclarecer o que é B2C, antes de entrar nos diferenciais de um e outro.

O B2C também é uma abreviação da expressão em inglês business-to-customer que em tradução livre é "de empresa para consumidor". O consumidor aqui é o final; isto é, uma pessoa física.

Nesse modelo de negócio há um ponto de venda, seja físico ou online e o relacionamento é curto ou pontual.

Você é o consumidor final de diversas marcas como as de produtos de beleza, de alimentos, roupas etc.

O B2C trata-se de vendas simples, pois não há burocracia ou complexidade para compreender a funcionalidade do produto e o ato da compra pode ser realizado em poucos minutos, já que do início ao fim, geralmente é um único consumidor que toma a decisão.

Modelos de B2B

Muitas empresas praticam mais de uma modalidade de negócio ao mesmo tempo ou formatos mistos (B2B2C):Transformação:

  •  Indústria vende seus produtos para outras indústrias (B2B);Revenda:
  •  Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B);Revenda:
  •  Distribuidor vende para Revenda (B2B);Revenda:
  •  Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C);Consumo:
  •  Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C);Consumo:
  •  Indústria vende para Consumidor Final (B2C);Consumo:
  •  Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C).

Quando respondemos "o que é B2B" notamos que vai além de um modelo de negócio. Existe particularidades, segmentos e processos diferenciados para cada um. 

Vantagens do B2B

O mercado B2B tornou-se atrativo e tentador por diversos motivos, como escalabilidade, rentabilidade e previsibilidade. Destaco quatro vantagens:

Precificação do produto é mais alta

O valor é mais alto, pois há uma proposta de valor muito clara e um produto que por trás tem tecnologia e inteligência agregados que trará resultado para o contratante, diferente de um produto de uma gôndola, por exemplo.

Relacionamento a longo prazo

O relacionamento é construído com base na confiança e transparência. Há chance do seu cliente fazer um upsell é muito mais alta.

Controle do churn

Conhecer bem o segmento das empresas é mais fácil do que do consumidor final, e isso ajuda no controle do churn.

Esse modelo oferece receita previsível e escalável com base na recorrência. Devido a empresa possuir tickets maiores por clientes e uma estabilidade de entrada de dinheiro.